Reportagem FAS e Virada Sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Reportagem FAS e Virada Sustentável

A FAS promove o maior festival de sustentabilidade da América Latina em Manaus, a Virada Sustentável 

Imagine uma cidade que recicla e reaproveita o que consome. Imagine uma cidade onde haja mobilidade garantida e sustentável, com mais ciclovias e menos trânsito. Agora imagine que essa cidade fica no centro da Amazônia e aproveita o potencial que a biodiversidade nativa traz, com parques e espaços verdes de lazer, rios e igarapés limpos. Em Manaus, esse exercício imaginativo toma forma e ganhas as ruas todos os anos com a Virada Sustentável. A FAS é responsável pela promoção na capital amazonense desse que é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. 

No Brasil, a Virada Sustentável completa mais de uma década de um movimento que agrega e engaja indivíduos e instituições da sociedade civil organizada, universidade e escolas, grupos de cultura e arte, empresas e governos locais em uma programação gratuita e diversa que divulga formas de fazer e pensar a sustentabilidade nos meios urbanos. Desde 2015, a iniciativa aportou em Manaus, através de uma rede de voluntários e organizações e com organização local da FAS. 

“Apoiar a virada para nós significa dar organicidade pra um conjunto enorme de iniciativas que já vinham acontecendo na cidade de Manaus, mas que até então ocorriam de uma forma dispersa e com pouca visibilidade. Significa sonhar juntos, sonhar compartilhado para uma Manaus melhor para se viver, mais saudável, mais sustentável”, resume o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana. 

Imagem de Cristina Pereira, que faz parte do Projeto RipArt REUSA, apoiado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

“Em 2015, que foi a primeira Virada em Manaus, a gente foi assistir e se deparou com uma realidade diferente da nossa. E foi aí que tudo aconteceu. A gente deu uma guinada na nossa vida e hoje no nosso projeto, no REUSA, a gente trabalha exclusivamente sobre a Virada Sustentável, com os materiais que a sustentabilidade oferece para nós dentro da nossa comunidade.” 

Cristina Pereira, integrante do projeto RipART REUSA 

Assista ao vídeo sobre a Virada 2022: 

A concepção da Virada Sustentável é guiada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Organizações das Nações Unidas (ONU), entre eles a busca pela igualdade de gênero, erradicação da pobreza, energia limpa e acessível, e a defesa da vida terrestre e das águas. São os mesmos princípios que guiam a Fundação Amazônia Sustentável em sua abordagem sistêmica e atuação na região amazônica com foco na conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida, nas florestas e nas cidades. 

Manaus é uma metrópole amazônica, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, e problemas de larga escala, como a deficiente cobertura de saneamento básico (de acordo com o Info Amazônia, 9 em cada 10 residentes não têm acesso ao sistema de esgoto na cidade), acúmulo de lixo nas ruas e poluição das nascentes de água. A Virada Sustentável propõe um diálogo amplo e democrático com a sociedade, sobre qual o futuro desejado para os cidadãos manauaras e o lugar onde vivem. 

A programação gratuita abrange todas as zonas de Manaus, do centro até às áreas periféricas, com atividades para todas as idades e, esporte, lazer, ciência, educação, arte e cultura, todas voltadas a práticas e exemplos sustentáveis que podem ser incorporados à vida da cidade.  

Crianças realizando atividade de música durante programação da Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

“Uma única pessoa não pode mudar a sociedade, mas a Virada Sustentável mostrou que se estivermos unidos, a realidade pode ser transformada, sem dúvidas. Essa é uma missão de todos: governo, sociedade civil e iniciativa privada. O próximo passo é repetir o feito e implantar uma cultura preocupada com o desenvolvimento sustentável, que beneficia a todos”, destaca Cristine Rescarolli, supervisora da Coordenadoria de Cidades Sustentáveis da FAS e coordenadora da Virada Sustentável Manaus.  

Realizada em outras cidades do país, como São Paulo e Alegre, a versão manauara da Virada Sustentável destaca-se pela forma calorosa com que foi recebida pela população, o que se manifesta nos números crescentes de participantes e de inscrições para o voluntariado.  

“Nós trabalhamos com voluntariado desde a primeira edição da Virada Sustentável e nesse ano tivemos mais de 300 inscrições em tempo recorde”, conta a produtora Giselle Mascarenhas, em referência à 8ª e mais recente edição local, realizada em 2022. “Os voluntários fazem a Virada, eles abraçam a causa e fazem questão de participar do festival. Eles têm toda uma garra, uma força uma coragem e a gente fica muito agradecido”. 

“É impressionante ver o nível de organização e engajamento da Virada Sustentável de Manaus. Eu acho que, comparando com as outras cidades, certamente em termos proporcionais é o maior que existe”, ressalta o jornalista André Palhano, um dos fundadores da Virada Sustentável. “Eu acho que isso mostra o quanto a gente consegue quando a gente junta gente boa engajada e faz disso um encontro alegre, festivo, positivo, sem perder obviamente a seriedade que os temas e os desafios que impõem”. 

Em 8 edições realizadas na capital do estado do Amazonas, a Virada Sustentável já mobilizou mais de 70 mil pessoas em número superior a 1.200 atividades presenciais e online (por conta da pandemia, em 2020, foi organizada uma versão virtual do festival), cidadãs e sustentáveis, de cuidado com Manaus.  Com a coordenação da FFAS, a iniciativa é fortalecida ao longo dos anos por uma centena de organizações, como a Fundação Casas Bahia, o governo municipal e estadual, e voluntários. 

 “Pra mim, participar da Virada Sustentável é comungar com a sociedade e com a natureza”, afirma a instrutora de yoga, Ianeza Wanzeller. Integrante do Grupo Transformação, que promove atividades de educação, cultura e arte no bairro da Redenção, Zona Oeste de Manaus, Rohmas Mascarenhas considera que “a Virada Sustentável é a união de forças e corações, mostrando que nós podemos sim abrir mão dessa visão egoísta e pensarmos mais nos outros, pensarmos mais no planeta, na nossa casa”.