O contexto da pandemia de covid-19 foi determinante para a elaboração de ações direcionadas à saúde na região amazônica. A partir daí, articulações como as da “Aliança Covid-Amazonas” abriram caminhos para a disseminação e o fortalecimento de práticas realizadas pela FAS, especialmente voltadas para a atenção primária, como é o caso do Programa Saúde na Floresta (PSF).
Cuidar da saúde das pessoas que cuidam da Amazônia é um dos maiores objetivos do PSF, de forma a atender às necessidades regionais e aprimorar as políticas públicas de saúde em populações tradicionais e povos indígenas do Amazonas. As estratégias do programa levam em conta procedimentos de segurança, higiene e qualificação do acesso aos serviços essenciais de saúde, com foco na melhoria do bem-estar das pessoas, principalmente aquelas localizadas em áreas remotas.
pontos de telessaúde
profissionais formados
municípios beneficiados
consultas on-line
A proposta da formação de educação em saúde no âmbito do projeto de Telessaúde na Floresta é direcionada aos agentes comunitários e outros profissionais que compõem a rede de atenção que atua diretamente nas comunidades ribeirinhas, sejam eles residentes do entorno ou das próprias Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas. Saiba mais aqui.
Colabora com estudos técnicos-científicos que auxiliem na proposição de melhorias em políticas públicas e no atendimento da atenção básica à saúde.
Realiza a qualificação dos profissionais de saúde (ACS, AIS, Parteiras, gestores) e outros públicos envolvidos no processo da promoção, prevenção e tratamento à saúde.
Subsidia a melhoria nas políticas públicas em saúde para as populações ribeirinhas.