UEA abre Vestibular especial para Comunidade Indígena - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

UEA abre Vestibular especial para Comunidade Indígena

UEA abre Vestibular especial para Comunidade Indígena
maio 21, 2015 FAS

UEA abre Vestibular especial para Comunidade Indígena

21/05/2015

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou, nesta quarta-feira (20), a abertura de inscrições para o Vestibular Especial para o Curso Tecnológico em Agroecologia para a Comunidade Indígena de Umariaçu. O concurso Vestibular Especial destina-se exclusivamente aos membros desta comunidade, situada no município de Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus. O edital oferece um total de 40 vagas. Em março, a instituição assinou termo de parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para cursos voltados a moradores de unidades de conservação.
As inscrições podem ser feitas no período de 25 de maio a 12 de junho no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb), na Avenida da Amizade, 74, Centro da cidade. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de junho de 2015, às 8h, no Cestb, e terão a duração de quatro horas. 
O curso Tecnólogo em Agroecologia tem por objetivo preparar o profissional capacitado para atuar na atividade agrícola de pequena escala, principalmente, de grupo familiar, dentro dos princípios da preservação e de manutenção dos recursos naturais. 
Este curso terá a duração de três anos, com início no 2º semestre de 2015 e término previsto para o 1º semestre de 2018. A metodologia a ser utilizada segue o sistema de ensino presencial modular explicitado em seu PPC. O curso funcionará no período diurno.
Inscrições
Só poderão inscrever-se os membros da Comunidade Indígena Umariaçu, que deverão apresentar os seguintes documentos: cópia de documento de identidade; comprovante de conclusão do Ensino Médio; Cópia do Rani e 2 fotos 3×4. 
Comunidades Ribeirinhas
A UEA assinou em março um termo de parceria voltado para educação em comunidades ribeirinhas com a FAS. O termo é voltado a atividades de ensino, pesquisa e extensão em unidades de conservação (UCs) do Amazonas. 
Uma das atividades da cooperação entre a FAS e a UEA será um curso de nível superior para professores ribeirinhos, visando a formação de docentes caboclos. O objetivo é melhorar a qualidade da educação em comunidades ribeirinhas do Amazonas. Outra iniciativa é a realização de um curso técnico voltado para o desenvolvimento sustentável, direcionado a estudantes de comunidades ribeirinhas.