Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre ‘Floresta em Pé’ durante Fórum Ambição 2030 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre ‘Floresta em Pé’ durante Fórum Ambição 2030

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre ‘Floresta em Pé’ durante Fórum Ambição 2030
março 9, 2023 FAS

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre ‘Floresta em Pé’ durante Fórum Ambição 2030

Executivo destacou a importância de uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento consciente da região

09/03/2023
Virgilio Viana, superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), ao lado de três pessoas que participaram do Fórum Ambição 2030.

O superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana, participou do Fórum Ambição 2030’, maior evento sobre sustentabilidade corporativa do Brasil. Na data, lideranças empresariais, representantes do poder público e da sociedade civil conversaram sobre as iniciativas, conquistas e próximos passos do ‘Ambição 2030’, projeto criado para expandir o engajamento do setor privado na implementação dos ‘17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ que integram a ‘Agenda 2030’. 

O executivo participou do painel ‘Floresta em pé: crescimento econômico e meio ambiente’. Na mesa, os participantes discutiram a importância e desafios envolvidos em manter a floresta em pé, necessitando de um novo olhar, mais humano, que não veja a Amazônia só como plantas, animais e água, para atingirmos esse objetivo, além da importância do uso de dados para direcionar as ações e como o envolvimento empresarial é fundamental em todo esse processo.  

“Na agenda da Amazônia nós não podemos abandonar os guardiões da floresta. Temos que cuidar das pessoas que cuidam das florestas. É inadmissível que essa população viva sem acesso à água potável, educação e eletrodomésticos básicos como uma geladeira. Temos que ter uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento sustentável da região, cuidando da população indígena, os povos tradicionais, e a urbana, que corresponde a 80% da população da Amazônia – e a grande maioria pobre”, afirma Virgilio. 

Virgilio atua há 15 anos à frente da FAS que, em parceria com instituições privadas, públicas e de base comunitária, promove o bem-estar de populações ribeirinhas, indígenas e periféricas, auxiliando a redução da pobreza extrema com projetos de distribuição de renda, vacinação, telessaúde, educação de crianças e adolescentes e redução de desmatamento nas áreas em que atua. 

O seu painel contou ainda com a participação de Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, Mariano Cenamo, cofundador e diretor de novos negócios do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Tasso Azevedo, coordenador-geral do MapBiomas, Ricardo Assumpção, sócio da EY e cofundador da Grape ESG e Kamila Camilo, ativista e empreendedora social membra do conselho administrativo do Instituto Igarapé. 

O evento foi organizado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, ação da Organização das Nações Unidas que busca transformar as estratégias empresariais em prol do desenvolvimento sustentável do país, em parceria com a AYA Earth Partners, hub global com foco em ações e soluções que fomentem a justiça climática. 

 

Sobre a FAS  

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.  

 

Créditos da imagem: Claudia Pereira