Amazon Day promove debate sobre sustentabilidade interativo pela internet - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Amazon Day promove debate sobre sustentabilidade interativo pela internet

Amazon Day promove debate sobre sustentabilidade interativo pela internet
setembro 21, 2016 FAS

Amazon Day promove debate sobre sustentabilidade interativo pela internet

21/09/2016

No Ultimo dia 23 de setembro aconteceu o Amazon Day, evento internacional que teve por objetivo engajar pessoas de diferentes países da Amazônia na agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro foi uma sessão especial da 4ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (International Conference on Sustainable Development, ICSD em Inglês), realizada na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e que contou com 27 locais de transmissão no Brasil, Colômbia e Peru, além de disponível em tempo real pela internet.
Veja como foi a conferência!
O evento foi liderado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazonia), rede regional ligada à ONU e secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável.
O Amazon Day busca promover e sensibilizar a sociedade em torno da implementação da  Agenda 2030 na Amazônia, através de um engajamento baixo custo e grande abrangência, de forma a incluir todos os interessados no tema independente do setor em que esteja baseado. Lançados pela ONU em 2015, os 17 ODS estão diretamente relacionados a temáticas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saUde e educação.
“A ideia é promover um evento global de baixa emissão de carbono de compartilhamento de experiências entre pessoas de vários contextos da bacia amazônica, reunindo experiências de diversos contextos e segmentos, e engajando mais pessoas na agenda dos ODS”, explica o superintendente-Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que realiza a Secretaria da Rede na Região Amazônica, e líder da rede SDSN para a América do Sul, Virgilio Viana.
O evento foi transmitido ao vivo da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para Manaus e Rio de Janeiro (Brasil), Bogotá e San José del Guaviare (Colômbia) e Iquitos (Peru) e também via Youtube para qualquer usuário da internet. Por meio de uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o evento chegou ainda a 18 municípios no interior: Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Boca do Acre, Careiro Castanho, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Ipixuna, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo.
Em Manaus a sessão foi transmitido em inglês na Escola Superior de Ciências da SaUde (ESA) e Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Ciências do Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e no Auditório D. Lidia Parisotto, localizado na sede da FAS (Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro).
 
Sobre a Rede SDSN Amazônia
A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 2012 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, com o objetivo de mobilizar diversos atores para apoiar a disseminação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da integração técnica e políticas desses atores. No Amazonas é secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Saiba mais: www.sdsn-amazonia.org
Sobre a Fundação Amazonas Sustentável 
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual. Foi criada em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria entre o Banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010) e da Samsung (2010), além de outras 114 parcerias em programas e projetos desenvolvidos.
A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e SaUde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). Atualmente, a FAS beneficia 574 comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. Saiba mais: fas-amazonia.org