Associação de Moradores Agroextrativistas da Resex Rio Gregório tem nova gestão - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Associação de Moradores Agroextrativistas da Resex Rio Gregório tem nova gestão

Associação de Moradores Agroextrativistas da Resex Rio Gregório tem nova gestão
junho 7, 2016 FAS

Associação de Moradores Agroextrativistas da Resex Rio Gregório tem nova gestão

07/06/2016

Nos dias 21 e 22 de maio de 2016, moradores da Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório, compreendida entre a zona rural de Eirunepé e Ipixuna-AM (1000 km de Manaus), elegeram a nova diretoria da Associação de Moradores Agroextrativistas da Resex Rio Gregório (Amarge), principal instituição representativa daquela Unidade de Conservação (UC).  O novo quadro da associação foi definido em assembleia geral extraordinária na comunidade Ubim, com participação de 126 ribeirinhos, de 27 localidades/comunidades da Resex, e apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Bradesco e Fundo Amazônia/BNDES.

A Amarge é uma das associações-mãe parceiras do Programa Bolsa Floresta (PBF), que tem como responsabilidade apoiar o debate e a implementação conjunta das soluções sustentáveis de geração de renda e melhoria de qualidade de vida trazidas pelo programa. A nova gestão tem como presidente Valcenir Marques, e vice-presidente Arleilson Melo.  Deuziano Pinheiro, José Gomes e Cléa Santana, moradores da Resex, ocupam a posição de primeiro secretário, tesoureiro, e secretária executiva, respectivamente.
“Assumimos buscando trazer mais transparência para a diretoria, na prestação de contas e mais economia na gestão, como uma lição do Encontro de Lideranças [evento semestral promovido pela FAS com líderes do Bolsa Floresta]. Lá a gente aprende muitas coisas, consegue mais experiência pra agir junto com os moradores e fazer as coisas acontecerem”, explica o presidente Valcenir Marques, cujo mandato tem vigência até 2018.

A equipe da Regional Juruá-Jutaí da FAS promoveu uma integração com os novos diretores, voltada a importância da transparência no processo de gestão e regularização da associação local.

“O associativismo no Rio Gregório, apesar de recente, já deu grandes saltos na região. Projetos de geração de renda, como a extração de latex, manejo de óleos vegetais, as cantinas, a produção de farinha, hoje são implementados com grande apoio da associação. E para os novos desafios, como o manejo florestal, de lagos, e as melhorias nas cadeias produtivas já estabelecidas, é imprescindível que os moradores possam contar com uma associação forte, capacitada, empoderada, para direcionar e acompanhar as políticas pUblicas e demais investimentos na região”, explica o coordenador regional da FAS, Marcelo Castro.

A Amarge é uma das 16 UCs vinculadas ao Programa de Empoderamento Comunitário (componente Associação do Bolsa Floresta), que tem como objetivo fortalecer a organização das comunidades de Unidades de Conservação (UC), apoiando as associações e estimulando a formação de novas lideranças ribeirinhas. O Programa é desenvolvido pela FAS, com apoio do Bradesco e do Fundo Amazônia.

Os investimentos buscam fortalecer as associações lideradas por comunitários, fornecendo  apoio de infraestrutura (sedes, computadores, botes etc), recursos operacionais (gasolina, alimentação etc) e programas de capacitação para as diretorias.

Saiba mais!