Turismo para conservar e promover a Amazônia

Turismo para conservar e promover a Amazônia

Turismo para conservar e promover a Amazônia
1 de março de 2022 FAS FAS

Caminhadas na floresta, passeios de canoa, pesca esportiva, visita às comunidades e Terras Indígenas, banhos de igarapé… a Amazônia é uma experiência única para os amantes da natureza.

O turismo na Amazônia desempenha um papel importante nas unidades de conservação. A medida que as comunidades locais começam a ver seus recursos naturais como fontes de renda, elas se dedicam a proteger a floresta.

De madeireiro a protetor da Floresta

Por mais de 20 anos, Roberto Brito de Mendonça, extraiu madeira da floresta de forma ilegal.
Há mais de 10 anos, o ribeirinho abandonou o desmatamento para investir em turismo na Amazônia, onde tem uma pousada no Tumbira, comunidade à beira do Rio Negro.

Roberto é dono da Pousada do Garrido, localizada na comunidade do Tumbira, no município de Iranduba, a aproximadamente 80 quilômetros de Manaus, e um dos 24 empreendimentos turísticos apoiados pelo Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS.

“Antes a gente falava em turismo e era muito distante pra gente. Atualmente, com a demanda que temos em cima do turismo, diria que é um futuro para toda essa comunidade. Para mim, o turismo trouxe até mais que dinheiro: traz um importante intercâmbio entre as pessoas de fora e as locais”, afirma o comunitário.

No canal do YouTube da FAS, Brito de Mendonça conta um pouco da sua história.

A conscientização de que a floresta em pé gera renda e muitos outros benefícios, transforma a vida de muitos ribeirinhos como o Roberto.

FAS apoia o turismo na Amazônia

A FAS é responsável por desenvolver projetos que visam o crescimento econômico através do turismo na Amazônia. Desde capacitação e formação de empreendedores até a infraestrutura física e tecnológica necessária.

Os empreendimentos de turismo de base comunitária, apoiadas pela fundação, tiveram faturamento de R$4 milhões, somente em 2021, uma alternativa para gerar renda e manter a floresta em pé.

 

Por Equipe de Comunicação em colaboração com Wildney Mourão.