7 curiosidades sobre a Fundação Amazônia Sustentável - Blog da FAS

7 curiosidades sobre a Fundação Amazônia Sustentável

7 curiosidades sobre a Fundação Amazônia Sustentável
2 de dezembro de 2022 FAS FAS
Sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em Manaus - Foto de Lucas Bonny

O blogpost de hoje reúne algumas curiosidades sobre a Fundação Amazônia Sustentável para que você conheça um pouco mais da nossa história.

Em 2023, completamos 15 anos!

A Fundação Amazônia Sustentável foi fundada em fevereiro de 2008 e, desde sua criação, desenvolvemos uma série de ações para promover o desenvolvimento ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades que moram nas Unidades de Conservação (UCs) do estado do Amazonas. 

Com atuação em 16 UCs no Amazonas, a FAS atende, anualmente, mais de 41 mil pessoas em 647 comunidades do estado.

Dentre as iniciativas, destaca-se o Programa Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais do mundo, desenvolvido por 14 anos em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, beneficiando mais de 9 mil famílias.

O Programa Bolsa Floresta contribuiu com a proteção de 10,9 milhões de hectares de florestas. Hoje, a FAS implementa a reestruturação do programa, o Guardiões da Floresta, que amplia a área de atuação do benefício com recursos destinados pelo Governo do Estado do Amazonas. 

Lutamos pelo fim das queimadas e do desmatamento na floresta

Uma das prioridades da FAS é a redução do desmatamento e das queimadas na floresta amazônica. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de 2020, o Brasil perdeu 1,5 mil de km² de floresta a cada ano, liderando o ranking global de perda de cobertura florestal no período de 2010 a 2020.

Em paralelo a esses números assustadores, uma esperança: dados mais recentes sobre queimadas no Amazonas mostram que, nas 16 Unidades de Conservação onde a FAS atua, houve uma redução de 75% nos focos de calor em comparação com 2020. A redução foi maior que a média registrada no estado do Amazonas, de 45% no mesmo período. 

Atuamos em momentos cruciais do Amazonas

Enfermeira vacinando ribeirinho.

A chamada Aliança Covid Amazônia, uma iniciativa que contou com o apoio de 129 parceiros, beneficiou mais de 124 mil famílias, o que impactou diretamente mais de 510 mil pessoas em 55 municípios do estado.

Toda a mobilização da Aliança Covid Amazônia foi pensada para apoiar a população vulnerável, principalmente os povos indígenas e tradicionais de locais remotos que já sofrem com a falta de serviços básicos.

Atletas indígenas no pódio

A Agenda Indígena da Fundação Amazônia Sustentável tem como objetivo principal promover oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos atletas indígenas e ribeirinhos do Amazonas, coordenando projetos de Canoagem e Arquearia. 

Os projetos já atenderam mais de 100 jovens, que recebem acompanhamento, instrução, avaliação, treinamento e alimentação para crescer no esporte e disputar competições regionais, nacionais e internacionais. Os atletas já conquistaram mais de 120 medalhas em competições.

Formando guardiões da floresta

Para além do meio ambiente, o turismo na Amazônia desempenha um papel importante de conservação. À medida que as comunidades locais começam a ver seus recursos naturais como fontes de renda, elas se dedicam a proteger a floresta.

Ribeirinho na frente de sua pousada, no interior do Amazonas.

É o exemplo de Roberto Brito de Mendonça, que extraiu madeira da floresta ilegalmente por 20 anos. 

Há mais de 10 anos, o ribeirinho abandonou o desmatamento para investir em turismo na Amazônia. Roberto é dono da Pousada do Garrido, localizada na comunidade do Tumbira, no município de Iranduba, a aproximadamente 80 quilômetros de Manaus, e um dos 24 empreendimentos turísticos apoiados pelo Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS.

Os empreendimentos de turismo de base comunitária apoiados pela fundação tiveram faturamento de R$ 4 milhões somente em 2021.

Feira da FAS

Feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que ocorre na cidade de Manaus.

A Feira da FAS já virou uma tradição em Manaus. É realizada uma vez por mês, sempre aos domingos, na sede da Fundação. Em média, entre 1 mil e 1,5 mil pessoas circulam pela feira a cada edição. A proposta do evento é oferecer à população a experiência de consumir produtos diretamente de quem faz, fomentando um ciclo de sustentabilidade e estimulando a economia verde e criativa. 

O evento tem entrada gratuita, e além de mais de 70 expositores, oferece programação musical, espaço kids e preços acessíveis, e incentiva ações de reciclagem e coleta seletiva, entre outras.  

A execução da Feira da FAS é feita pela Coordenadoria de Cidades Sustentáveis da fundação, que lidera projetos com foco em conceitos de melhoria da cidade e sustentabilidade urbana, a partir da mobilização social e engajamento. A feira também conta com o apoio de uma equipe colaborativa e de diversas organizações parceiras.

Duas vezes eleita a melhor ONG

Duas mulheres indígenas sorrindo.

A FAS ganhou o prêmio de Melhor ONG do estado do Amazonas duas vezes! O prêmio escolheu as organizações reconhecidas por boas práticas em quesitos como governança, transparência e financiamento.  

O Prêmio Melhores ONGs é a maior premiação do terceiro setor brasileiro, promovida pela agência O Mundo Que Queremos e pelo Instituto Doar.


Equipe FAS