Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas - Blog Virgilio Viana

Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas

Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas
4 de dezembro de 2020 Vírgilio Viana

Este livro é fruto de uma inquietude. Como intelectual, ativista e gestor de fazimentos, há muito vivencio a luta dos povos indígenas para superar os impactos do processo de colonização. Com a chegada dos europeus em suas terras, em meados do século XVI, essas populações foram dizimadas por guerras, escravidão, doenças e massacradas em suas culturas e crenças. Temos uma dívida histórica a ser resgatada com esses povos.

Em 2015 surgiu a ideia de produzir um livro que pudesse ter um olhar ampliado sobre o arco e flecha, desde a cultura tradicional até o seu diálogo com a modernidade do tiro com arco. Convidei para me ajudar nessa empreitada o repórter e amigo Sérgio Adeodato, que poderia trazer um olhar jornalístico sobre o fazimento em que havia me metido. Na idealização do projeto, Sérgio sugeriu que convidássemos um antigo parceiro, o fotógrafo André Pessoa. Com seu olhar sofisticado, esse pernambucano “arretado” trouxe um brilho adicional com seu olhar acurado e belíssimas imagens. Assim nasceu o “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas”.

Este projeto não tem a pretensão de ser uma obra acadêmica sobre arco e flecha dos povos indígenas da Amazônia. A ideia foi proporcionar ao leitor uma mistura de três retratos: reflexões autorais, fruto da vivência continuada da realidade indígena; textos jornalísticos construídos com histórias de personagens reais; e fotografias colhidas nas comunidades e aldeias da Amazônia.

Confira o livro completo.