Lançamento do estudo “Economia verde na Amazônia no contexto da Covid-19” - Blog Virgilio Viana

Lançamento do estudo “Economia verde na Amazônia no contexto da Covid-19”

Lançamento do estudo “Economia verde na Amazônia no contexto da Covid-19”
10 de abril de 2022 Vírgilio Viana

No dia 23/03/22, o Hub de Bioeconomia Amazônica, iniciativa vinculada à Green Economy Coalition e secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável, realizou o webinar de lançamento do estudo “Economia verde na Amazônia no contexto da Covid-19: o capital natural no centro das decisões políticas e econômicas”.

A publicação aponta que a Amazônia, responsável por aproximadamente 60% do território nacional e bioma com a maior biodiversidade cultural do planeta, não foi considerada na elaboração e implementação das mais importantes medidas de recuperação econômica no país. Além disso, as principais atividades fomentadas na região são um risco ao bioma, às populações locais e à regulação climática do planeta.

O estudo foi coordenado pelo Hub, em parceria com o Programa Economics for Nature do GEC e o International Institute for Environment and Development (IIED), e financiado pela MAVA Foundation, que traçou um panorama sobre o impacto das medidas políticas, econômicas e fiscais adotadas pelo Governo Federal, entre 2020 e 2021, para influenciar planos de recuperação econômica verde no Brasil, com foco nos estados da Amazônia Legal. A publicação é parte do estudo global “Mainstreaming Natural Capital Approaches in Economic Decision-Making” sobre recuperação econômica verde no contexto da COVID-19 e tem a participação de estudos de casos do Brasil, França, Índia e Uganda.

O estudo está disponível na íntegra aqui.