Centro Internacional de Pesquisas Florestais realiza estudo com beneficiários do Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Centro Internacional de Pesquisas Florestais realiza estudo com beneficiários do Bolsa Floresta

Centro Internacional de Pesquisas Florestais realiza estudo com beneficiários do Bolsa Floresta
abril 26, 2011 FAS

Centro Internacional de Pesquisas Florestais realiza estudo com beneficiários do Bolsa Floresta

26/04/2011

 

 Membro da equipe contratada pelo CIFOR para aplicar pesquisa

A equipe contratada pelo CIFOR aplicou questionários com moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do JUMA, em Novo Aripuanã-AM (Foto: Felipe de Paula)

 

O Centro Internacional de Pesquisas Florestais (CIFOR) realizou estudo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no sul do Estado do Amazonas, com objetivo de avaliar a influência do Programa Bolsa Floresta na conservação florestal e na qualidade de vida das populações atendidas pelo programa.

Ao longo da pesquisa, que durante o mês de abril aplicou extenso questionário socioeconômico com 350 famílias na RDS do Juma e também na RDS Uatumã, faz parte da série de “Estudos Comparativos Globais sobre REDD+”, aplicado pelo CIFOR em seis países (Brasil, Bolívia, Indonésia, Camarões, Tanzânia e Vietnã).

O estudo irá comparar a condição socioeconômica de áreas que recebem benefícios de programas de Pagamentos por Serviços Ambientais, como o REDD+ (Redução de Emissões por Degradação e Desmatamento), a áreas que não recebem este tipo de benefício. Os dados coletados também servirão de matéria-prima para a tese da pesquisadora Riyong Bakkegaard, doutorando da Universidade de Copenhagen, Austrália.

A pesquisadora explica que, diante da alerta do aquecimento global, se evidencia ainda mais a importância da conservação dos ecossistemas florestais e de programas que visem solucionar esse problema pelo viés socioecômico: “Esse mecanismo de proteção das florestas é muito importante para a redução do desmatamento, que hoje é responsável por 20% das emissões de carbono na atmosfera. Além disso, contribue para a redução da pobreza nessas áreas. Daí a importância da pesquisa para o CIFOR e para minha meu estudo, em particular”, afirma Riyong.

Programa Bolsa Floresta

Desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável em 15 Unidades de Conservação do estado do Amazonas, o Programa Bolsa Floresta é o maior Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais do mundo, com mais de 10 milhões de hectares de área protegida e 30 mil pessoas atendidas.

Saiba mais sobre o Programa Bolsa Floresta