FAS implanta plano de desenvolvimento sustentável em vila comunitária - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS implanta plano de desenvolvimento sustentável em vila comunitária

FAS implanta plano de desenvolvimento sustentável em vila comunitária
abril 27, 2011 FAS

FAS implanta plano de desenvolvimento sustentável em vila comunitária

27/04/2011

A vila comunitária da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Cujubim (RDS Cujubim) receberá no dia 29 de abril, sexta-feira, a coordenação da regional Juruá-Jutaí da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que implantará o Plano de Desenvolvimento Agroflorestal Comunitário (PDAC) com a finalidade de prover, a médio e longo prazo, o autoabastecimento de produtos de origem vegetal e animal.

Localização da RDS do Cujubim, no estado do Amazonas

Formalizada em 2009, a vila comunitária da RDS Cujubim agrupa, hoje, 30 famílias, que viviam espalhadas ao longo da Reserva, em três comunidades: Goiabal, São Raimundo e Pirarucu. A RDS situa-se no município de Jutaí (AM). Aproximadamente, 180 moradores convivem com os princípios de organização social e ambiental, tornando-se autossustentáveis.

Em função da vila comunitária estar em fase de implantação, as famílias não possuem insumos necessários para a condução de plantios e/ou roçados, de modo que ainda dependem de produtos procedentes do município de Jutaí.  E em paralelo, os regatões que frequentam a região, em números embora pequenos, comercializam mercadorias superfaturadas em trocas de produtos ilegais como, por exemplo, carnes de animais silvestres. Com a implantação da vila comunitária esse sistema de comércio será abolido por meio da cantina comunitária, que será inserida na própria vila com o objetivo de fornecer produtos da cesta básica oriundos diretamente de atacadistas da região.

Vila comunitária está em processo de implementação

O superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, explica que “o PDAC tem o objetivo de melhorar a produção de subsistência e a obtenção de produtos para comercialização numa das mais isoladas Unidades de Conservação do Brasil e do Planeta”.

Segundo o coordenador da regional Juruá-Jutaí, Francisco Ademar da Silva, com casas estruturadas, água potável e sistema de energia também será necessário para essas famílias um projeto de desenvolvimento visando à geração de renda. Assim, o PDAC contribuirá no autoabstecimento dos moradores como garantia de aprimorar o sistema de alimentação, tornando-o mais saudável, e com isso, amenizar a escassez de alimentos dessas famílias, colaborando também para a prevenção dos recursos naturais.

O PDAC foi elaborado pela coordenação de Produção Agroflorestal em parceria com a coordenação da regional Juruá-Jutaí.  O plano surgiu após se verificar in loco as demandas da vila comunitária frente à situação em que moravam.

Assim, um dos itens previstos para o PDAC é fomentar a aquisição, implantação e acompanhamento técnico das atividades agrícolas, extrativistas e criação de animais de pequeno porte. Também será função do PDAC capacitar os comunitários em novas tecnologias utilizadas para a produção de hortaliças, legumes, criação de pequenos animais e sistemas agroflorestais.

O PDAC está dividido em seis projetos estruturantes, sendo os principais: plantios agrícolas, sistemas agroflorestais e agroextrativismo. Estima-se que com a implementação do PDAC ocorra uma mudança de hábitos rotineiros e que possam trazer melhorias nas condições de vida dos moradores aliado à preservação ambiental, oriundo da mudança dos tradicionais usos da terra empregados ao longo dos anos.