CIDADES SUSTENTÁVEIS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

CIDADES SUSTENTÁVEIS

CIDADES SUSTENTÁVEIS
outubro 25, 2022 FAS

CIDADES SUSTENTÁVEIS

25/10/2022

A agenda “Cidades Sustentáveis” é fundamentada em conceitos de melhoria de cidades e sustentabilidade urbana que, por meio da mobilização social e engajamento, buscam o crescimento da qualidade de vida da população e espaços públicos em Manaus, e municípios do interior do Amazonas.

Grupo de pessoas fazendo ioga durante programação da Virada Sustentável Manaus, promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

PROJETOS

FEIRA DA FAS

Expositores na Feira da FAS, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A Feira da FAS, organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), tem a proposta de oferecer à população a experiência de consumir produtos diretamente de quem faz, fomentando um ciclo de sustentabilidade e estimulando a economia verde e criativa.

São expositores de diversos itens e serviços, desde artesanato a design, moda, beleza, decoração, jardinagem, artigos naturais, colecionáveis, livros, dança, yoga, gastronomia, produtos orgânicos e veganos. A entrada é gratuita e conta com espaço kids, área para pets e uma agenda educativa com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo e meio ambiente e, claro, uma programação musical que valoriza artistas e bandas locais.

A execução da Feira da FAS é parte da Coordenadoria Cidades Sustentáveis, que lidera projetos com foco em conceitos de melhoria da cidade e sustentabilidade urbana, a partir da mobilização social e engajamento. A feira também conta com o apoio de uma equipe colaborativa e de diversas organizações parceiras.

VIRADA SUSTENTÁVEL

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

SAIBA MAIS

GESTÃO DE RESÍDUOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERAÇÃO DE RENDA

Ponto de coleta de resíduos em bairro em Manaus.

O projeto tem como objetivo contribuir para a gestão de resíduos na cidade de Manaus, por meio da educação ambiental e mobilização social, promovendo a geração de renda e criando potencial de mercado para o plástico e outros resíduos, que hoje não são recicláveis.

Os componentes do programa são divididos em Mapeamento e Diagnóstico orientador em cinco bairros e em áreas dos portos da cidade de Manaus, Soluções Inovadoras com o mapeamento de soluções para geração de renda a partir de resíduos plásticos, implementadas em países amazônicos.

Também segue com Educação Ambiental e Gestão de Resíduos com a capacitação fundamentada na sustentabilidade para catadores e líderes comunitários para contribuir com as etapas do processo de reaproveitamento de resíduos sólidos e Geração de Renda com o desenvolvimento de modelo de gestão e de negócios para reciclagem com boas práticas no descarte de resíduos sólidos em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Manaus.

Cidades Sustentáveis
julho 31, 2020 FAS

Cidades Sustentáveis

31/07/2020
Pessoas praticando canoagem em lago em Manaus.

Projetos baseados em conceitos de Melhoria de Cidades e Sustentabilidade Urbana que, através da mobilização social e engajamento, buscam a melhoria da qualidade de vida da população e espaços públicos em Manaus e municípios do interior do Amazonas.

Agita Municípios

O município de Novo Airão-AM sediou em junho o Agita Novo Airão, evento que traz uma vasta programação de intervenções artísticas, culturais e educativas. A Praça do Dinossauro, local simbólico da cidade, reuniu participantes para aulas de yoga e meditação com o Kuma Yoga, gincanas e maratonas de esportes e passeios de bicicleta.

A Fundação Almerinda Malaquias (FAM), contemplada pelo Edital Floresta e Pé pela FAS e Fundo Amazônia/BNDES, promoveu a oficina de educação ambiental e rodadas de conversa para combate às drogas, mobilizando a juventude da região para a transformação.

REUSA

O Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) é sediado às margens do igarapé do Gigante, no bairro da Redenção, Zona Oeste de Manaus, e tem por objetivo desenvolver uma solução de baixo custo para a restauração ecológica e urbanização sustentável direcionada a comunidades urbanas de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica na Amazônia.

O projeto é composto por seis componentes: restauração ecológica; educação ambiental; urbanismo sustentável; fortalecimento do associativismo; geração de renda; e saúde pública

No ano de 2018, o REUSA recebeu a visita do embaixador do Canadá, Riccardo Savone, onde foi realizado também durante a ocasião uma capacitação em empreendedorismo. Os participantes do REUSA tiveram ainda aulas de construção civil, ação realizada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas.

Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os refugiados venezuelanos foram alunos das capacitações oferecidas no espaço. Além disso, as artesãs do coletivo RIP Arte, que tem como base o REUSA, estiveram presentes nas edições da Feira da FAS.