pt Português
pt Português
pt Português

Cidades Sustentáveis

Inscrições para a edição de julho da Feira da FAS de 15 a 21 de julho!

A agenda “Cidades Sustentáveis” é fundamentada em conceitos de melhoria de cidades e sustentabilidade urbana que, por meio da mobilização social e engajamento, buscam o crescimento da qualidade de vida da população e espaços públicos em Manaus, e municípios do interior do Amazonas.

Como objetivo para 2022 estão a implementação do projeto Manaus Circular, que visa instalar pontos de entrega voluntária de plástico, laboratório de reciclagem em Manaus, realização de capacitações para operação do laboratório, além da realização da Feira da FAS e da Virada Sustentável Manaus 2022.

Foto: Rodolfo Pongelupe

PROJETOS

Feira da FAS

A Feira da FAS, organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), tem a proposta de oferecer à população a experiência de consumir produtos diretamente de quem faz, fomentando um ciclo de sustentabilidade e estimulando a economia verde e criativa.

São expositores de diversos itens e serviços, desde artesanato a design, moda, beleza, decoração, jardinagem, artigos naturais, colecionáveis, livros, dança, yoga, gastronomia, produtos orgânicos e veganos. A entrada é gratuita e conta com espaço kids, área para pets e uma agenda educativa com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo e meio ambiente e, claro, uma programação musical que valoriza artistas e bandas locais.

A execução da Feira da FAS é parte da Coordenadoria Cidades Sustentáveis, que lidera projetos com foco em conceitos de melhoria da cidade e sustentabilidade urbana, a partir da mobilização social e engajamento. A feira também conta com o apoio de uma equipe colaborativa e de diversas organizações parceiras.

Os empreendedores de Manaus e região com interesse em participar da Feira da FAS podem se inscrever para expor seus produtos na edição de agosto. O período de inscrições segue até o dia 21 de julho.

  1. Espaço Verde
  2. Espaço Gastronomia
  3. Espaço Variedades

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Saiba mais

Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Geração de Renda

O projeto tem como objetivo contribuir para a gestão de resíduos na cidade de Manaus, por meio da educação ambiental e mobilização social, promovendo a geração de renda e criando potencial de mercado para o plástico e outros resíduos, que hoje não são recicláveis.

Os componentes do programa são divididos em Mapeamento e Diagnóstico orientador em cinco bairros e em áreas dos portos da cidade de Manaus, Soluções Inovadoras com o mapeamento de soluções para geração de renda a partir de resíduos plásticos, implementadas em países amazônicos.

Também segue com Educação Ambiental e Gestão de Resíduos com a capacitação fundamentada na sustentabilidade para catadores e líderes comunitários para contribuir com as etapas do processo de reaproveitamento de resíduos sólidos e Geração de Renda com o desenvolvimento de modelo de gestão e de negócios para reciclagem com boas práticas no descarte de resíduos sólidos em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Manaus.