Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado : FAS Amazônia
09/12/2012
Outros

Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado


O Programa Bases do Aprendizado encerra este ano com bons resultados: em oito meses de atividades foram 117 professores capacitados. A iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) beneficiou cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF).

O conceito do programa busca transmitir uma metodologia de ensino inovadora: por meio de oficinas, são enfatizadas as práticas lUdico-educativas, visando o aprimoramento das práticas dos professores. O objetivo das capacitações é trabalhar temas da realidade local e trabalhar habilidades e competencias, como raciocinio lógico e comunicação e habilidades sociais, por exemplo.

Neste ano, foram realizadas oito oficinas de capacitação nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Rio Negro, Juma (duas edições), Mamirauá e Uatumã, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. O programa atingiu 58 escolas, em 10 municípios do Amazonas. Todos os docentes beneficiados integram o quadro de docentes das prefeituras municipais e do Estado, em modalidades que fazem parte do ensino fundamental.

 “Vamos trabalhar esse conceito dentro da sala de aula. Vejo que precisamos preencher essa carência”, comenta o professor RDS Mamirauá, Régis Silva.

O projeto foi idealizado pelas consultoras Bianca Monti e JUlia Melo, com a equipe do Programa de Educação e SaUde da FAS, Leandro Pinheiro e Raquel Luna. O Bases contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC).

No mês de outubro, 44 professores também participaram da capacitação de Arte, Educação e Cultura da criança, que contou com a participação da arte-educadora Lorena Anastácio. O curso trabalhou noções básicas da construção de brinquedos e outras atividades práticas, envolvendo jogos e brincadeiras da cultura brasileira e ingressando no universo da arte e da infância.

SaUde e Educação no Bolsa Floresta

O Bases do Aprendizado é uma das iniciativas coordenadas pelo Programa de SaUde e Educação da FAS. O Programa gerencia sete NUcloes de Conservação e Sustentabilidade espalhados pelo Estado, e potencializa programas como o Apadrinhamento de Escolas no Amazonas, fruto de uma parceria com a Child Fund Brasil. Saiba mais!