Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado

Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado
dezembro 9, 2012 FAS

Em 2012, 117 docentes foram capacitados pelo Bases do Aprendizado

09/12/2012

O Programa Bases do Aprendizado encerra este ano com bons resultados: em oito meses de atividades foram 117 professores capacitados. A iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) beneficiou cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF).

O conceito do programa busca transmitir uma metodologia de ensino inovadora: por meio de oficinas, são enfatizadas as práticas lUdico-educativas, visando o aprimoramento das práticas dos professores. O objetivo das capacitações é trabalhar temas da realidade local e trabalhar habilidades e competencias, como raciocinio lógico e comunicação e habilidades sociais, por exemplo.

Neste ano, foram realizadas oito oficinas de capacitação nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Rio Negro, Juma (duas edições), Mamirauá e Uatumã, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. O programa atingiu 58 escolas, em 10 municípios do Amazonas. Todos os docentes beneficiados integram o quadro de docentes das prefeituras municipais e do Estado, em modalidades que fazem parte do ensino fundamental.

 “Vamos trabalhar esse conceito dentro da sala de aula. Vejo que precisamos preencher essa carência”, comenta o professor RDS Mamirauá, Régis Silva.

O projeto foi idealizado pelas consultoras Bianca Monti e JUlia Melo, com a equipe do Programa de Educação e SaUde da FAS, Leandro Pinheiro e Raquel Luna. O Bases contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC).

No mês de outubro, 44 professores também participaram da capacitação de Arte, Educação e Cultura da criança, que contou com a participação da arte-educadora Lorena Anastácio. O curso trabalhou noções básicas da construção de brinquedos e outras atividades práticas, envolvendo jogos e brincadeiras da cultura brasileira e ingressando no universo da arte e da infância.

SaUde e Educação no Bolsa Floresta

O Bases do Aprendizado é uma das iniciativas coordenadas pelo Programa de SaUde e Educação da FAS. O Programa gerencia sete NUcloes de Conservação e Sustentabilidade espalhados pelo Estado, e potencializa programas como o Apadrinhamento de Escolas no Amazonas, fruto de uma parceria com a Child Fund Brasil. Saiba mais!