FAS acompanha projetos de geração de renda na Florest Maués - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS acompanha projetos de geração de renda na Florest Maués

FAS acompanha projetos de geração de renda na Florest Maués
setembro 18, 2014 FAS

FAS acompanha projetos de geração de renda na Florest Maués

18/09/2014

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) esteve este mês na Floresta Estadual (Florest) Maués, acompanhando projetos de geração de renda apoiados pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). A ação teve por objetivo apoiar o manejo sustentável de madeira na região e a diversificação do potencial produtivo das comunidades que integram a reserva, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Estiveram na iniciativa o assessor técnico de projetos da FAS, Marilson Rodrigo e o assistente de projetos Adamilton Bentes. A ação visitou dez comunidades que praticam o manejo sustentável de madeira, capacitando 25 trabalhadores participantes do projeto. Ao todo, estão em execução oito planos de manejo na região, que autorizam os ribeirinhos a trabalharem em 2100m². A equipe também acompanhou a instalação de uma marcenaria, que busca agregar valor ao potencial madeireiro da reserva. Em dois anos, o manejo pretende beneficiar em média 100 famílias.
“Essas visitas de orientação são estratégicas para o desenvolvimento do projeto, porque desenvolvem a capacidade dos trabalhadores exercerem sua função de forma segura e promovendo a manutenção da floresta, uma clara diferença do processo legal para o ilegal”, explica Marilson Rodrigo.
A visita contemplou ainda os chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs), roçados de pequena escala voltados à subsistência e à comercialização da produção excedente. Cerca de 80 famílias das comunidades Santo Antônio do Pucu, Liberdade, Nossa Senhora de Aparecida e Varre Vento receberam acompanhamento nos projetos do manejo de guaraná e no manejo de aviários construídos com apoio do Bolsa Floresta.
 “Os projetos estão em fase de implantação e nosso objetivo é também apoiar a diversificação do que será produzido. Estamos trabalhando para termos em novembro novas mudas de guaraná, mamão, maracujá, hortaliças e outras espécies florestais, como pau-rosa, andiroba, castanha e copaíba”, avalia Adamilton Bentes, assistente da FAS que acompanhou a iniciativa.

Bolsa Floresta Renda

O componente Renda do Programa Bolsa Floresta (PBF) visa apoiar o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis na floresta, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES. Os investimentos são feitos em parceria com os comunitários, que tomam as decisões em oficinas participativas promovidas pelo programa. Saiba mais!