RDS Uacari ganha Núcleo de Conservação e apoio ao Empreendedorismo Sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

RDS Uacari ganha Núcleo de Conservação e apoio ao Empreendedorismo Sustentável

RDS Uacari ganha Núcleo de Conservação e apoio ao Empreendedorismo Sustentável
setembro 16, 2013 FAS

RDS Uacari ganha Núcleo de Conservação e apoio ao Empreendedorismo Sustentável

16/09/2013

Uma parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Centro Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) levará para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari um curso pioneiro no Brasil. Fruto de uma demanda dos próprios comunitários, o Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação será lançado no próximo dia 14 de setembro, junto ao NUcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável Bauana, construído pela FAS em parceria com a HRT Ã?leo e Gás.
A ação é resultado de uma parceria entre FAS, Cetam, Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc/SDS), Prefeitura Municipal de Carauari, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Associação de Moradores da RDS Uacari (AMARU) e Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS).
O curso técnico em Produção Sustentável tem um novo formato e estrutura curricular distinto dos tradicionais. Serão mais de mil horas de aula voltadas para as principais potencialidades econômicas da região do Médio Juruá, como borracha, farinha, madeira, óleos de andiroba, pirarucu, cipó-titica, quelônios, jacarés, por exemplo.
A atividade será dividida em módulos, de forma intensiva por professores altamente qualificados. Ao final do curso, os alunos devem preparar planos de negócios para desenvolver as diferentes cadeias produtivas.
O presidente da Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, Almires Gondim, destaca que o curso vem suprir uma demanda comunitária, nascida da necessidade de aprimorar a produção e gerar renda.
“Ã? uma ótima oportunidade para todos os moradores da RDS e da Resex (Reserva Extrativista) Médio Juruá. Um curso desse tipo é muito solicitado até na sede do município (Carauari-AM). Todos ganham, o que sobe no açaizeiro, o que pesca. E nossas famílias principalmente.”, comenta.

NUcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável

A sede do curso é o NUcleo Bauana, que foi construído ao longo de dois anos na margem direita do rio Juruá, por meio de uma parceria entre FAS e HRT Ã?leo e Gás. O espaço conta com duas salas de aula e um moderno laboratório de informática, equipado com oito computadores conectados à internet.
Para vencer o período de vazante no Rio Juruá, que dificulta o trânsito de embarcações durante quatro meses, foram construídos alojamentos para alunos e uma Vila de Professores. Somadas as três casas destinadas aos docentes está uma Base de Pesquisa e apoio à Inovação Tecnológica, que poderá ser usada por pesquisadores de instituições voltadas ao meio ambiente, como institutos e universidades.
O NUcleo também conta com refeitório, um salão de jogos e um espaço multiuso, que servirá de auditório para eventos e confraternizações.
O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, explica que toda a estrutura está conecta o rio Juruá com o mundo, algo que parecia impossível quando se fala de uma das Unidades de Conservação (UCs) de mais difícil acesso no Estado.
“Ã? um centro de educação no meio da floresta, mas conectado aos mais importantes centros de conhecimento científico e tecnológico da Amazônia, do Brasil e do mundo. Foram quase dois anos para transformar esse sonho em realidade, em uma das grandes vitórias do Amazonas”, declara.

RDS Uacari

A RDS Uacari é uma das 15 UCs atendidas pelo Bolsa Floresta, um programa de pagamento por serviços ambientais reconhecido internacionalmente voltado à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário. Hoje são 1.545 pessoas beneficiárias na reserva, distribuídas em 30 comunidades. Em nUmeros totais, são 306 famílias que ajudam a proteger 632.949 hectares, distantes até sete dias de barco de Manaus.