Governo Federal pesquisa modelo dos Núcleos de educação da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Governo Federal pesquisa modelo dos Núcleos de educação da FAS

Governo Federal pesquisa modelo dos Núcleos de educação da FAS
outubro 20, 2010 FAS

Governo Federal pesquisa modelo dos Núcleos de educação da FAS

20/10/2010

 Em visita à Fundação Amazonas Sustentável (FAS), nesta terça-feira (19/10), consultores do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) conheceram os projetos educacionais desenvolvidos pela FAS nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade nas unidades de conservação do Amazonas.

O Governo Federal iniciou uma pesquisa dos projetos educacionais inovadores já desenvolvidos nas unidades de conservação na Amazônia para, a partir desses modelos, desenvolver um projeto político-pedagógico que atenda às demandas educacionais, culturais e profissionais das populações residentes nas unidades de conservação e uso sustentável. A estimativa é que o projeto seja finalizado ainda neste ano.

Mary_Alegretti (Foto: Monick Maciel)

Consultoras do MEC e SAE durante visita à FAS (Foto: Monick Maciel) 

Mary Allegretti, que esteve na sede da FAS, em Manaus, é a consultora contratada pela SAE para participar da formulação dessa nova política educacional para as populações extrativistas da Amazônia.

Segundo Allegretti, a Fundação Amazonas Sustentável tem muito a contribuir com esse processo, pois agrega políticas públicas antes dispersas e traz como princípio a educação como indutora do desenvolvimento sustentável.  “É muito importante conhecer projetos já em andamento para ajudar na formulação dessa política educacional e a FAS está de parabéns porque coloca a educação no centro de um conjunto de atividades de desenvolvimento realizadas nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade”, afirma.

Além de Allegretti, a consultora Fernanda Frade, do MEC, também esteve na FAS. Elas foram recebidas pelo superintendente técnico-científico da instituição, João Tezza Neto, responsável por apresentar o modelo dos NCS às consultoras.

Atualmente, existem 89 unidades de conservação e uso sustentável na Amazônia, o que representa 5% da área da floresta amazônica, ou seja,  mais de 25 milhões de hectares de riquezas naturais. No Amazonas, são 41 unidades de conservação estaduais, sendo que a FAS está presente em 15 delas, por meio do Programa Bolsa Floresta.