Materiais recicláveis coletados na APA do Rio Negro são repassados a cooperativa de reciclagem de Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Materiais recicláveis coletados na APA do Rio Negro são repassados a cooperativa de reciclagem de Manaus

Materiais recicláveis coletados na APA do Rio Negro são repassados a cooperativa de reciclagem de Manaus
julho 5, 2016 FAS

Materiais recicláveis coletados na APA do Rio Negro são repassados a cooperativa de reciclagem de Manaus

05/07/2016

Mais de 1,7 tonelada de materiais recicláveis coletados na Ãrea de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro foram entregues no Ultimo dia 31 de julho para a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (ARPA), de Manaus. O repasse é uma das etapas do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que tem por objetivo incentivar o consumo consciente e a mudança de atitude e hábitos em comunidades ribeirinhas, com apoio da Samsung, Tetra Pak e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Os resíduos foram coletados desde o início deste ano nas comunidades Três Unidos e São Tomé (Ãrea de Proteção Ambiental â?? APA do Rio Negro), Pagodão, Santa Maria, Chita, São Sebastião, Nova Canaã e Boa Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista. Em março deste ano, essas localidades ganharam Postos de Entrega Voluntária de plásticos, metais, vidros, pilhas e bateria, construídos por uma parceria entre FAS e Tetra Pak.

Os itens, depois de recolhidos nas comunidades, foram prensados pelos próprios ribeirinhos em um Centro de Triagem construído na Comunidade Três Unidos, e então transportados para Manaus e entregues à ARPA.

“A ideia do projeto é envolver a comunidade e incentivar a economia solidária, pois parte do dinheiro coletado com a venda dos materiais serão retornados para as comunidades”, explica o supervisor de arte e educação, Adriano Rodrigues.

Para o presidente da ARPA, Raul Lima, além de ajudar as comunidades a destinarem corretamente os resíduos, a ação faz parte de uma estratégia da própria associação de atingir localidades distantes da capital.

“A ARPA nasceu com a missão de contribuir para a conservação do lugar onde vivemos, e levar esse apoio para as comunidades ribeirinhas tem sido um de nossos objetivos. Isso faz com que todos se beneficiem, tanto a comunidade que consegue destinar corretamente seus resíduos, quanto a nossa associação, que cresce e pode gerar emprego para os associados”, salienta.