Primeira Infância Ribeirinha leva atenção básica para crianças da RDS Uatumã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Primeira Infância Ribeirinha leva atenção básica para crianças da RDS Uatumã

Primeira Infância Ribeirinha leva atenção básica para crianças da RDS Uatumã
outubro 6, 2016 FAS

Primeira Infância Ribeirinha leva atenção básica para crianças da RDS Uatumã

06/10/2016

Nos lugares onde o barco é o principal meio de transporte, é preciso empoderar os agentes locais como promotores diários de atenção básica de saUde. Com esse desafio, o Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR) tem levado formações para agentes de saUde moradores de comunidades ribeirinhas de várias Unidades de Conservação (UCs) do Estado, estimulando o acompanhamento do desenvolvimento infantil desde a gestação, até os seis anos de idade de famílias dessas localidades.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, foram realizadas atividades na Reserva de Desenvolvimento (RDS) do Uatumã, envolvendo 12 agentes comunitários de saUde da reserva, e quatro moradores, ouvintes espontâneos da iniciativa. A iniciativa foi realizada em parceria com o Programa de Desenvolvimento Integral da Criança e Adolescente Ribeirinha da Amazônia (Dicara), da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

A formação dos agentes tem como principal foco desenvolver habilidades dos profissionais para trabalhar as dimensões intelectual e motora das crianças. Para isso, o PIR utiliza o teatro, a dança e atividades lUdicas que induzam mudanças positivas na abordagem dos agentes, e estimulem melhorias no comportamento e na vida dos familiares e cuidadores atendidos pelo projeto. Por meio da iniciativa, os próprios ribeirinhos são estimulados a desenvolver brinquedos na própria comunidade.

“Um dos desafios do PIR é mostrar aos agentes e cuidadores a importância do ato de brincar para o desenvolvimento físico, afetivo e intelectual das crianças. Ã? por meio da brincadeira que os próprios agentes se desinibem na abordagem das famílias, resgatam a autoestima e impactam o dia a dia das famílias e dos cuidadores de crianças”, explica a coordenadora do Primeira Infância Ribeirinha (PIR), Rhamilly Amud.

A metodologia do projeto visa empoderar os agentes comunitários de saUde com o guia de visitação desenvolvimento infantil elaborado especialmente para a realidade amazônica: são 93 visitas sistematizadas que levam informações importantes de saUde, educação e assistência social.

Na RDS Uatumã, a expectativa é beneficiar 357 famílias da zona rural de Presidente Figueiredo, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, Bradesco, Samsung, Johnson & Johnson, Edenred, EMS, Secretaria de Estado de SaUde (Susam), além de contar com a parceria do PIM e fazer parte da Rede Nacional de Primeira Infância.

Sobre o Primeira Infância Ribeirinha

O PIR visa a promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, por meio da integração das Políticas PUblicas desenvolvidas no âmbito da saUde, educação e assistência social do estado e dos municípios. A iniciativa serviu de inspiração para a criação do Primeira Infância Amazonense, política pUblica instituída pelo Governo do Amazonas.