Projeto vai oferecer cursos de educação, arte e esporte para jovens de comunidades ribeirinhas em Tefé, no Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto vai oferecer cursos de educação, arte e esporte para jovens de comunidades ribeirinhas em Tefé, no Amazonas

Projeto vai oferecer cursos de educação, arte e esporte para jovens de comunidades ribeirinhas em Tefé, no Amazonas
julho 11, 2023 FAS

Projeto vai oferecer cursos de educação, arte e esporte para jovens de comunidades ribeirinhas em Tefé, no Amazonas

Desenvolvida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), iniciativa foi inaugurada com seminário na sexta-feira, 7/7, em Tefé. As atividades são gratuitas e voltadas para crianças e adolescentes da região

11/07/2023
Aluno participando do Seminário de Abertura do Projeto DICARA realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em Tefé, no Amazonas.

Educação que chega mais longe e dialoga com as realidades locais na Amazônia. Que considera as necessidades e desejos dos jovens que vivem na maior floresta tropical do mundo. Organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), uma nova etapa do projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) foi inaugurada na última sexta-feira, 7/7, em Tefé, no Amazonas. 

O seminário de abertura do projeto foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no município e reuniu representantes 28 comunidades ribeirinhas e 2 Unidades de Conservação (UCs) da região. O projeto oferece capacitações e oficinas em educação, arte e esporte com o objetivo de estimular a autonomia, autoestima e valorização cultural de crianças e adolescentes.  

“É a primeira vez que vou estar participando diretamente do projeto”, conta Aquiane Juciele, estudante de 16 anos e moradora do município. “Tenho expectativas que seja algo muito bom para a nossa juventude e acredito que o projeto vá influenciar em nossa vida toda, nossa formação profissional e sociocultural”. 

“Somos muito gratos pelo que a FAS fez e continua fazendo pela nossa comunidade e pela reserva”, afirma Aldair Pinto, presidente da Associação Agroextrativista Catuá Ipixuna. 

A educadora social da FAS, Avana Franco, destaca que “a iniciativa visa fortalecer esses jovens em suas identidades e também oferecer oportunidades de acesso à direitos de educação e cidadania, para projetar o futuro”. 

No seminário de abertura, a organização apresentou os objetivos, atividades propostas e cronograma para os comunitários presentes, a agenda final e as comunidades-polo que vão receber as ações serão definidas de forma participativa com as lideranças e a juventude das comunidades. 

Parcerias para uma educação de qualidade  

É a segunda vez que o projeto é realizado em Tefé, localizada na região do Médio Solimões (distante 600 quilômetros de Manaus). Com mais de 10 mil pessoas vivendo na zona rural, de acordo com dados do último censo (2010), o município encara o desafio de garantir a cobertura total do sistema público de educação.  

“O projeto trabalha em colaboração com as prefeituras e secretarias de educação, oferecendo educação complementar, de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica Ademar Cruz, coordenador de Articulação Institucional da FAS. “Vamos juntos caminhar para levar políticas públicas, educação de qualidade, para nossa população rural”. 

Por meio do projeto, a FAS desenvolve cursos gratuitos de educação ambiental, informática básica, música (violão) e liderança jovem. As atividades vão abranger comunidades na Floresta Nacional (Flona) de Tefé e na Reserva Extrativista Catuá Ipixuna. Na sede municipal em Tefé, os distritos de Jutica e Caiambé e a filial da Pastoral do Menor também serão envolvidos. 

“Com a parceria da FAS, podemos ampliar nossas atividades e oferecer capacitações para mais crianças e adolescentes, em oficinas de música e informática, que é imprescindível para a formação delas, preparando esses jovens para o mercado de trabalho e para a vida”, aponta Odelane Barbosa, representante local da Pastoral do Menor. 

Em agosto, a FAS vai dar início às visitas domiciliares nas comunidades para levantamento de informações socioeconômicas e no mês de setembro começam as oficinas socioeducativas e os cursos de música. Na programação do projeto, que terá duração de dois anos, também está prevista a realização de grandes eventos educativos, como os Encontros de Jovens Líderes e as Olimpíadas da Floresta, maratona de práticas desportivas que vai mobilizar as 28 comunidades da região. 

 

Sobre o projeto 

Criado pela FAS em 2014, o projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) realiza ações socioeducativas, acompanhamento familiar e capacitação de agentes de comunitário de saúde com foco no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes. A metodologia do projeto segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Em 9 anos de atuação, o Dicara já contemplou nove municípios e 12 Unidades de Conservação na Amazônia. Somente em 2022, mais de 1.600 pessoas foram beneficiadas com as atividades.  

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema-AM), da Prefeitura Municipal de Tefé, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação de Moradores e Produtores Agroextrativistas da Flona Tefé e Entorno (APAFE) e da Associação Agroextrativista Catuá-Ipixuna (AACI). 

 

Sobre a FAS   

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.     

 

Créditos de imagem: João Cunha