RDS Cujubim é a primeira a receber livros do projeto Bases do Aprendizado : FAS Amazônia
24/09/2014
Outros

RDS Cujubim é a primeira a receber livros do projeto Bases do Aprendizado


Entre os dias 12 e 14 deste mês, os professores das Escolas Municipais Bom Jesus e São Francisco localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, em Jutaí-AM (632 km de Manaus), receberam o livro “Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável â?? O que aprendemos hoje?”, entregues pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Uma grande capacitação foi promovida na reserva, envolvendo 35 alunos e três professores de  ensino fundamental do rio Jutaí.
O livro “Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável â?? O que aprendemos hoje?” foi elaborado pela FAS e pela Farol Comunicação e Cultura (Todos os direitos reservados ©). O material é composto por 60 guias de atividades (GDA) que apresentam conteUdos formais direcionados ao ensino fundamental, de 1º ao 5º ano, em uma abordagem de temas locais de modo interdisciplinar, destacando elementos e valores da cultura amazônica. A proposta pedagógica baseia-se na aprendizagem por experiências, um método de ensino voltado para a ação, participando de maneira ativa como sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
“Fazer isso por meio de atividades práticas, promovendo o envolvimento de professores, alunos e comunidade em temas relacionados à região é assumir o compromisso com o fortalecimento da base educacional em busca do ganho qualitativo da oferta de ensino”, enfatiza a coordenadora pedagógica do programa de Educação e SaUde da FAS, Nathalia Flores.
Receberão ainda o material 50 professores das RDSs Rio Negro, Uatumã, Juma e Mamirauá, além da Floresta Estadual (Florest) de Maués. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 400 alunos de seis municípios do interior do estado até março de 2015.