RDS Rio Negro recebe capacitação e livros do projeto Bases do Aprendizado : FAS Amazônia
22/10/2014
Outros

RDS Rio Negro recebe capacitação e livros do projeto Bases do Aprendizado


Quatro escolas municipais localizadas às margens do Rio Negro receberam esta semana livros do Projeto Bases do Aprendizado, inciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que visa fortalecer a educação em comunidades ribeirinhas de unidades de conservação (UCs). As escolas ficam localizadas nas comunidades Terra Preta, Santa Helena do Inglês, Tumbira e Nossa Sra. de Fátima, que pertencem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. Uma capacitação do projeto foi ministrada para quatro professores e 36 alunos do Ensino Fundamental. 
As Escolas Municipais LUcio Ciriato Carmim, Santa Helena, Santa Rita e Moacy Hilário receberam um kit contendo um livro “Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável – O que aprendemos hoje?”, além de cinco publicações paradidáticas de leitura. Quatro livros também foram doados à biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Iranduba/AM.
O material foi elaborado pela FAS e pela Farol Comunicação e Cultura (Todos os direitos reservados ©), e é composto por 60 guias de atividades (GDA) que apresentam conteUdos formais direcionados ao ensino fundamental, de 1º ao 5º ano, em uma abordagem de temas locais de modo interdisciplinar, destacando elementos e valores da cultura amazônica. A proposta pedagógica baseia-se na aprendizagem por experiências, um método de ensino voltado para a ação, participando de maneira ativa como sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
“O livro se diferencia por ser um conteUdo desenvolvido para região, com a colaboração de educadores da região amazônica. Ã? um material que dialoga com as elementos locais, gerando identidade e significado na aprendizagem”, comenta a supervisora pedagógica da FAS, Nathália Flores.
O material didático será utilizado em 2015 e 2016, com o objetivo de fortalecer os processos alfabetização e letramento de alunos no Ensino Fundamental nas RDSs Rio Negro, Uatumã, Juma e Mamirauá, além da Floresta Estadual (Florest) de Maués. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 400 alunos de seis municípios do interior do estado.