Virada Sustentável Manaus ocupará a cidade com atividades gratuitas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus ocupará a cidade com atividades gratuitas

Virada Sustentável Manaus ocupará a cidade com atividades gratuitas
julho 13, 2018 FAS

Virada Sustentável Manaus ocupará a cidade com atividades gratuitas

13/07/2018

Nesta quinta-feira (12), foi lançada a quarta edição da Virada Sustentável Manaus, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho, com centenas de atividades gratuitas em todas as zonas da cidade. O festival é promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações que desenvolvem ações na área.

A proposta da Virada Sustentável é aumentar o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade, utilizando atividades lúdicas e inspiradoras como ferramenta. Mais de 350 voluntários estarão envolvidos na mobilização.

Entre as ações voltadas para a preservação do meio ambiente, destacam-se os projetos Remada Ambiental e Grito D’Água, que farão a coleta voluntária de resíduos sólidos em mananciais da capital. Também será realizado o plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Amazônico em clareiras do Bosque da Ciência e a distribuição de 300 mudas para a população no Largo São Sebastião. O público ainda poderá participar de diversas atividades e oficinas de educação ambiental, reciclagem e artesanato sustentável.

A programação cultural será marcada por shows em três pontos da cidade: Colônia Antônio Aleixo, Monte das Oliveiras e Largo São Sebastião. Os espaços receberão atrações como Banda Havana’s, Pessoa Não Grata, Brisa Norte, Gramophone, Antônio Bahia, Manauaras em Extinção, Jimy Cabana, Cabeça de Boto, Will Nobre, Bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, T4F Gang, Garage Flower, Orquestra Puxirum, Grupo Kboclos, entre outras.

A Virada Sustentável Manaus também terá iniciativas dedicadas à saúde e bem-estar, como aulas de slackline, ioga postural e zumba. Para as crianças, serão oferecidas atividades lúdicas, desenhos e brincadeiras com intuito de promover a consciência socioambiental ainda na infância.

“Abordaremos de maneira mais dinâmica a consciência e a educação sobre sustentabilidade em sentido amplo, além do ambiental e ecológico. As atividades serão realizadas durante dois dias com opções para toda a família se divertir, aprender e ajudar a construir a Manaus dos sonhos”, afirmou a coordenadora do festival, Paula Gabriel.

Além dos espaços tradicionais como parques públicos, centros culturais e museus, esta edição ocupará novos pontos da capital. Entre eles, a Praia da Ponta Negra, as feiras da Banana e do São José Operário, e os terminais de ônibus 3, 5 e da Colônia Antônio Aleixo.

“O objetivo é aproximar a Virada Sustentável da população e alcançar ainda mais pessoas, levando atividades para espaços onde há uma grande circulação de público”, explica a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.

A concepção temática do festival é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolvem questões como educação de qualidade, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, boa saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, água potável e saneamento.

A programação completa pode ser conferida no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

Voluntariado

Nos próximos sábados, dias 14 e 21, serão realizados eventos de capacitação e integração voltados para os voluntários e coordenadores de atividades que participarão da Virada Sustentável Manaus. A programação ocorrerá na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no Parque Dez de Novembro.

No dia 14, mais de 350 voluntários devem participar de um treinamento, que tem a proposta de apresentar como cada um poderá colaborar com a mobilização. Os voluntários terão duas opções de horário para comparecer ao local, das 10h às 12h ou das 15h às 17h.

Já no dia 21, das 15h às 17h, será realizado um encontro entre os voluntários e as pessoas que inscreveram projetos para fazer parte da programação. O objetivo é promover a integração entre os dois grupos, que deverão atuar de forma colaborativa para a execução das atividades do festival.