Virada Sustentável Manaus promoverá atividades de conscientização ambiental - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus promoverá atividades de conscientização ambiental

Virada Sustentável Manaus promoverá atividades de conscientização ambiental
julho 20, 2018 FAS

Virada Sustentável Manaus promoverá atividades de conscientização ambiental

20/07/2018

Uma cidade mais sustentável, com melhor aproveitamento de seus recursos e cuidado com o meio ambiente pode ser construída com atitudes simples, mas que dependem do envolvimento de toda a população. Com esse objetivo, a Virada Sustentável Manaus mobilizará, nos dias 28 e 29 de julho, centenas de iniciativas que visam disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre questões como reciclagem, conservação da floresta e destinação correta de resíduos sólidos.
O festival é organizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações da sociedade civil. A programação será gratuita e ocupará mais de 20 pontos da cidade, entre eles, parques públicos, centros culturais, museus, feiras e terminais de ônibus.
O público vai conferir como embalagens plásticas, garrafas de vidro, jornais, tecidos, paletes e outros materiais cujo destino seria o lixo podem se transformar em arte através de projetos como o “Reciclando D’Coração” e o “Reciclart”, que exibirão suas peças no Largo São Sebastião e na Casa das Artes, respectivamente, durante os dois dias de festival.
Para estimular atitudes sustentáveis, serão realizadas oficinas com dicas práticas que podem ser adotadas no dia a dia. O Musa do Largo, no Centro, receberá no dia 28, das 9h às 11h, a oficina sobre como utilizar resíduos orgânicos que geralmente são descartados no preparo de receitas. No mesmo dia, no Parque Sumaúma, localizado na Cidade Nova, a população terá a oportunidade de aprender a criar uma horta em casa com uma oficina de compostagem que ocorrerá das 9h às 10h. Já no dia 29, o destaque será uma oficina de produção de sabão caseiro a partir da reciclagem de óleo de cozinha, que acontecerá no Largo São Sebastião, das 14h às 17h.
As ações de conscientização ambiental se estenderão para outros espaços da capital, como o Bosque da Ciência, no bairro Petrópolis, que promoverá atividades educativas sobre a biodiversidade amazônica voltadas para o público infanto-juvenil. No Coroado, a Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro receberá, dia 28, a partir das 9h, uma palestra sobre os prejuízos ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e uma roda de conversa sobre o crescimento de doenças originadas pela poluição ambiental como dengue, chikungunya, zika, entre outras.
O Shopping Manaus ViaNorte, situado no Monte das Oliveiras, será sede do iColeta Space, um espaço que abrigará simultaneamente oficinas para crianças, jogos ambientais e demonstração do aplicativo iColeta, que oferece à sociedade a possibilidade de descartar corretamente os resíduos recicláveis. No bairro São José Operário, a Casa Mamãe Margarida terá, dia 28, a partir das 10h, a oficina “Um lixo a Menos”, com o intuito de estimular a mudança de hábito de consumo e a redução de lixo.
Também como parte da programação “verde” da Virada Sustentável Manaus será realizado o plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Amazônico em clareiras do Bosque da Ciência, na manhã do dia 28. Ainda haverá a distribuição de 300 mudas de plantas para a população no Largo São Sebastião, nos dois dias de festival.
“A Virada Sustentável é uma oportunidade para provocar debates sobre questões que envolvem a preservação do meio ambiente com o objetivo maior de ser um instrumento de conscientização do público. A proposta do festival é engajar pessoas para a transformação da cidade, concretizando ações que garantam um futuro melhor para o nosso planeta”, enfatiza a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.
Para saber mais sobre as atividades e conhecer os locais que receberão ações da Virada Sustentável Manaus, basta acessar o site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.