VIRADA SUSTENTÁVEL - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

VIRADA SUSTENTÁVEL

VIRADA SUSTENTÁVEL
agosto 12, 2022 FAS

VIRADA SUSTENTÁVEL

12/08/2022
Virada Sustentável.

POR DENTRO DA VIRADA SUSTENTÁVEL:

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade de Manaus com atividades artísticas e culturais gratuitas, além de atividades propostas pelo próprio público, que visam a conscientização sobre a importância do meio ambiente. A edição de 2022 ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro e teve mais de 50 ações em diversas partes da capital amazonense.

Em Manaus, o evento é realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com a Virada Sustentável Nacional. A edição de 2022 foi oferecida pela Fundação Casas Bahia, organização mantida pela Via com o propósito de fortalecer comunidades, apoiando-as em iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores.

A concepção temática desse evento é, atualmente, norteada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, que são, também, os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Voluntários carregando sacos de lixos que foram recolhidos das margens do rio em uma das atividades da Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Realizada em outras cidades do país, como São Paulo e Alegre, a versão manauara da Virada Sustentável destaca-se pela forma calorosa com que foi recebida pela população, o que se manifesta nos números crescentes de participantes e de inscrições para o voluntariado.

Em 8 edições realizadas na capital do estado do Amazonas, a Virada Sustentável já mobilizou mais de 70 mil pessoas em número superior a 1.200 atividades presenciais e online (por conta da pandemia, em 2020, foi organizada uma versão virtual do festival), cidadãs e sustentáveis, de cuidado com Manaus.

A Virada Sustentável propõe um diálogo amplo e democrático com a sociedade, sobre qual o futuro desejado para os cidadãos manauaras e o lugar onde vivem.

Quem faz a Virada Sustentável Manaus é você! Por isso, não deixe de participar do maior número possível de atividades durante a virada e apoie ações sustentáveis. Quanto maior for o número de pessoas participando, maior é o impacto causado na cidade de Manaus.

Vire suas ideias. Repense. #VireSuaCidade

VIRADA SUSTENTÁVEL MANAUS - 2021

VIRADA SUSTENTÁVEL MANAUS 2019

CASA DE MORADORA DA REDENÇÃO É REFORMADA DURANTE A VIRADA SUSTENTÁVEL 2019

VIRADA SUSTENTÁVEL MANAUS 2019

Virada Sustentável
julho 31, 2020 FAS

Virada Sustentável

31/07/2020
Casal vendo pôr do sol em ação da Virada Sustentável, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros.

Correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora. São dezenas de atrações ligadas ao tema que acontecem gratuitamente e simultaneamente por toda a cidade, em parques, praças, shoppings e outros espaços públicos.

Todo o festival acontece com participação de centenas de empresas e parceiros e apoio de voluntários e também com cocriação de diferentes organizações que fazem parte de um Conselho Criativo e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura.

O festival tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

 

Virada Sustentável 2020
Fórum da virada sustentável Manaus 2020:

Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social e políticas públicas estão entre os temas que serão debatidos no Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, com a participação de ativistas, especialistas nas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. A programação, correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), ocorrerá virtualmente através do canal “Virada Sustentável” no YouTube.

Programação:

Dia 30 de novembro

Painel Futuro da Amazônia: Qual a importância da Amazônia para o futuro do Mundo?

10h Manaus | 11h Brasília

Participantes:

Virgílio Viana  – Superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável
Jaime Diakara – Indígena da etina Desana, doutorando em Antropologia Social na UFAM e escritor de literatura indígena infanto-juvenil
Rita Mesquita – Pesquisadora sênior do INPA e Ph.D em Ecologia pelo Instituto de Ecologia da Universidade da Geórgia
Maria Luiza – Quilombola da Ilha do Marajó (PA) e Militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro-Cedenpa da Rede Fulanas

 

Dia 01 de dezembro

Painel Diversidade: Como podemos mudar uma cultura pautada na discriminação ao que é diverso?

10h Manaus | 11h Brasília

Participantes:

Maíra Liguori – Jornalista e publicitária, mãe e diretora de impacto na consultoria Think Eva e na ONG Think Olga
João Hugo – Homen trans, negro, ativista LGBT+ e comunicador social
Vanda Ortega Witoto – Enfermeira da etnia Witoto da aldeia Colônia, no Alto Solimões
Thiago Costa – Homem trans, graduado em Nutrição e especializado em sexualidade, gênero e direitos humanos

 

Dia 02 de dezembro

Painel Cidades dos Sonhos: Como criar a cidade dos nossos sonhos?

10h Manaus | 11h Brasília

Participantes:

Paula Gabriel – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
Paulo Aguiar – Coordenador da Associação Ciclística Pedala Manaus desde 2011
Mariana Belmont – Jornalista e trabalha com mobilização social e comunicação para políticas públicas
Kamila Camilo – Curadora do Global Shapers Hub São Paulo (iniciativa do Fórum Econômico Mundial)

 

Painel de Políticas: Cidades e Florestas

18h30 Manaus | 19h30 Brasília

Como eu mudo minha cidade? Um convite a debater a construção de políticas públicas socioambientais de Manaus

Participantes:

Letícia Cobello – Representante da Agenda de Políticas Públicas da FAS
Mariana Gianiaki – Representante da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA)
Karellen Vitoria Lopes Paulino – Jovem politicamente engajada no Projeto Formigueiro na periferia da Zona Norte de Manaus
Tiago Jacaúna – Representante do Observatório da Região Metropolitana de Manaus