Virada Sustentável : FAS Amazônia

Virada Sustentável

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros.

Correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora. São dezenas de atrações ligadas ao tema que acontecem gratuitamente e simultaneamente por toda a cidade, em parques, praças, shoppings e outros espaços públicos.

Todo o festival acontece com participação de centenas de empresas e parceiros e apoio de voluntários e também com cocriação de diferentes organizações que fazem parte de um Conselho Criativo e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura.

O festival tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

Virada Sustentável Manaus 2019

Casa de moradora da Redenção é reformada durante a Virada Sustentável 2019

Virada 2020

A Virada Sustentável Manaus, correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), chega à sua sexta edição entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro. Neste ano, a mobilização ocorrerá pela primeira vez em formato online, possibilitando a participação de pessoas de todo o mundo.

A abertura do festival acontece no dia 27 de novembro, no Teatro Amazonas, com capacidade de público reduzida pela metade, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Nos dias 28 e 29 de novembro, ocorrerão atividades virtuais variadas e gratuitas, como meditação, yoga, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas. O Fórum Virada Sustentável Manaus 2020 encerra a programação, com debates online envolvendo especialistas de diversas áreas, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Novo formato

O festival terá intervenções visuais em alguns pontos cidade, sem público. O objetivo é levar os pedestres a refletir sobre questões como meio ambiente, consumo consciente, diversidade, saúde e outros aspectos que envolvem a construção de um futuro mais sustentável.

Fórum Online

Ainda no ambiente virtual, no canal “Virada Sustentável”, no Youtube, será realizado o Fórum Virada Sustentável Manaus 2020, com a proposta de envolver a articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, grupos independentes, entre outros, para apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Intervenções

Plantio de 200 Mudas

A comunidade indígena Parque das Tribos, situada no Tarumã, Zona Oeste da cidade, foi o cenário escolhido para o início das ações da sexta edição da Virada Sustentável Manaus. O plantio aconteceu no campo de futebol da comunidade, visando a restauração ecológica da área degradada e a conservação de uma nascente de rio que existe no local. A comunidade indígena, habitada por mais de 700 famílias de 35 etnias, é uma das localidades onde a FAS vem atuando através de projetos de mobilização social e sustentabilidade urbana, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

Intervenção visual no centro de Manaus

A diversidade e o combate à violência e discriminação contra pessoas LGBTQI+ foram tema da intervenção cultural realizada no dia 13 de novembro, como uma das ações da Virada Sustentável Manaus. Faixas de pedestres com as cores do arco-íris foram estendidas na Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.

Vamos falar sobre política?

Na véspera do primeiro turno das Eleições Municipais 2020, a Virada Sustentável Manaus convidou a população para discutir política. A ação aconteceu em parceria com a Politize Manaus, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. Algumas pessoas foram abordadas e convidadas a conversar sobre o processo político, voto consciente e políticas públicas. Tudo com distanciamento social e álcool para higienização das mãos.

A Jornada do Gigante: Urbanização e Preservação Florestal na Amazônia

A Associação Parque Mosaico Amazônia está construíndo essa coalizão que, além dos ativistas locais e grandes ONGs, como a FAS, também pretende unir empresas como a Mixcon e DPC, que criaram o Parque Mosaico, outras empresas baseadas em Manaus, além dos moradores de todos os bairros localizados ao longo do curso do Igarapé do Gigante. O poder público também será convidado a participar. Em 2012, a prefeitura de Manaus publicou decreto-lei criando a Área de Proteção Ambiental Parque Linear do Igarapé do Gigante, com o objetivo de ajudar na preservação dessa área.

O sonho de despoluir totalmente o Igarapé do Gigante é totalmente possível, especialmente agora que o Governo Federal aprovou o Marco Legal do Saneamento (Lei 4.026/20, onde especifica que o esgoto de 90% dos lares brasileiros deve ser captado e tratado até 2033. A mobilização junto aos governos municipal, estadual, federal e à empresa responsável pelo saneamento de Manaus, pode colocar o Igarapé do Gigante nesses 90%.

Programação do Fórum Virada Sustentável Manaus 2020