EDUCAÇÃO E CIDADANIA – Fundação Amazônia Sustentável

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

As embarcações surgiam em levas, vindas dos quatro cantos daquele trecho da calha do Solimões. Apinhadas, traziam famílias inteiras, dos mais velhos aos curumins, que já na chegada ao porto antecipavam a celebração. A fila de canoas e rabetinhas à beira do rio indicava que não se tratava de uma segunda-feira comum na comunidade. Era noite de formatura no Punã, no estado do Amazonas.

O Curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável apresentava sua primeira turma de concluintes naquele 11 de abril de 2022. Promovido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com Petrobras, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), o curso promoveu qualificação profissional em gestão de projetos, empreendedorismo e para o manejo sustentável de recursos naturais.

Nem o vento e a chuva esfriaram a alegria da festa. A cerimônia migrou do pátio para o interior do centenário Casarão do Punã, entreposto comercial abandonado que ganhou nova vida por um projeto da FAS e Petrobras. A velha estrutura símbolo da exploração dos tempos da borracha transformou-se em espaço de fortalecimento comunitário e centro de atividades cultura, cidadania e educação.

De vestido longo azul e penteado cuidadosamente feito pela irmã e amigas, Ionara Xavier aguardava a vez de receber o diploma de gestora técnica em desenvolvimento sustentável. “É uma vitória plena pra mim porque eu achava que eu nunca ia conseguir. Pra mim, chegar hoje aqui é dar orgulho pra minha mãe, pro meu pai”, conta.

Confira como foi a formatura do Curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Punã:

Moradora da Vila Soares, que fica a duas horas de barco do Punã, a jovem de 22 anos contempla os desafios e o ciclo de um ano que viveu ali no núcleo de educação, enquanto planeja o futuro.

“Eu quero exercer a minha função porque pra isso eu estudei, eu lutei, eu sofri, passei momento bons, ruins, mas eu cheguei até o fim”.

Ionara Xavier, moradora da Comunidade Vila Soares (AM) e formanda da primeira turma do Curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável

Ionara faz parte de um grupo de mais de 40 estudantes do Punã e de outras nove comunidades envolvidos na formação. Entre aulas online, presenciais, oficinas e práticas, foram mais de 1.600 horas de atividades em temas como a gestão participativa e plano de negócios, certificação de produtos sustentáveis e recompensas por serviços ambientais. O material didático foi distribuído e produzido pela FAS com foco nas realidades e experiências de comunidades ribeirinhas na Amazônia.

“Entendemos que a educação fortalece as pessoas. É esse sentimento da FAS de fomentar a educação com o objetivo de qualificar as populações aqui da comunidade e das comunidades do entorno”, afirma Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS. A superintendente destaca a forte presença feminina no curso, no qual 56% dos participantes foram mulheres.  

Loren Miguel Laurentino é uma das formandas de Gestão em Desenvolvimento Sustentável. Natural do Punã, ela sonha em construir o primeiro salão de beleza da comunidade. Para ela, o curso “nos deu mais força para colocar aquilo que a gente tem vontade fora do papel. Está nos incentivando a buscar mais estudos. Não é porque a gente é morador de comunidade que a gente vai viver somente na rotina de pesca, de roça, a gente vai ver que dentro da comunidade a gente pode expandir os nossos sonhos”.

Veja o depoimento de Loren Laurentino, técnica formada no curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável:

O projeto do salão de beleza apresentado por Loren como trabalho da conclusão do curso foi um dos selecionados para receber o financiamento de R$ 25 mil na implementação dos empreendimentos em comunidades ribeirinhas. “Eu quero construir a minha vida dentro da comunidade, não penso em nenhum momento em sair do Punã pra fazer faculdade, estudar fora e trabalhar fora. Não, eu quero me capacitar, aprender aqui dentro, quero repassar pra nova geração que está vindo e quero ser um exemplo na vida desses que vão chegar”, declara a futura empreendedora do Punã.

O Curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável é um dos projetos desenvolvidos pela FAS que, pelo eixo de educação em 2022, atendeu 315 comunidades e impactou a vida de 17 mil pessoas ao longo da Amazônia.

As iniciativas da FAS em educação contam com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Amazonas, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, Petrobras, Americanas S.A., Samsung, Unilever, entre outras instituições parceiras.