PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO – Fundação Amazônia Sustentável

PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Por essas águas correm as vidas dos amazônidas. A maior bacia hidrográfica do planeta carrega cultura, economia, saberes e as sociabilidades de quem aqui vive. É o banho e o brincar nos dias de calor, é a rua dos povos ribeirinhos, a companhia e o sustento de pescadores. Manaus nasceu ali, na beira do rio, nutriu-se dele, mas essa relação adoeceu. Afluentes e igarapés ficaram na memória dos antigos, viraram nomes de rua, cobertos pelo asfalto. Os cursos de água remanescentes na cidade, que cortam bairros e desembocam no Rio Negro, convivem com um problema que se acumula: o lixo.

De acordo com levantamento de 2021 do Painel Saneamento Brasil, 78% da população de Manaus não tem acesso ao serviço de coleta de esgoto. A falta de saneamento básico atinge principalmente as zonas periféricas da capital e, além das questões ambientais, gera complicações de saúde para os residentes expostos à poluição das águas. Ainda segundo o painel, naquele mesmo ano quase 2.500 internações foram registradas em hospitais da cidade por conta de doenças de veiculação hídrica, como difteria e hepatite A.

Melhorar a qualidade da água e diminuir a poluição faz parte do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 da Organização das Nações Unidas (ONU). Alinhada a esse compromisso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realiza projetos para contribuir com a gestão de resíduos na capital amazonense. Em 2022, como parte do movimento “Julho Sem Plástico”, a fundação lançou a campanha “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”. Uma parceria com a Coca-Cola Brasil, a campanha divulga informações e estimula o descarte correto de resíduos, com foco no reaproveitamento de plástico.

O MANAUARA E O RIO #plastico #zero

A série de vídeos da campanha, que pode ser conferida no canal do YouTube da FAS, aborda ações do projeto de Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Geração de Renda. Com a mobilização de voluntários e organizações parceiras, cerca de 2 toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas da bacia do Tarumã-Açu, uma das maiores e mais importantes de Manaus. Em setembro, pelas comemorações do Dia da Amazônia, a FAS levou a campanha até o Shopping Manaus ViaNorte na forma de uma exposição com imagens e dados sobre o projeto e o impacto da poluição na cidade.

Para evitar a contaminação de igarapés e rios e a poluição nas ruas, a FAS também coordena o projeto Manaus Circular, que implementa Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em pontos estratégicos e menos assistidos pela coleta seletiva na capital, como os bairros de Redenção, Monte das Oliveiras e Coroado. A instalação das estruturas é acompanhada por um mapeamento participativo nas áreas para diagnóstico e identificação das prioridades em relação aos resíduos, além da realização de oficinas de educação ambiental com as comunidades.

Em 2022, mais um PEV foi entregue aos cidadãos manauaras, dessa vez na Marina de Davi, um dos portos mais movimentados da cidade. “A marina já possui atividades de educação ambiental, como as atividades da Remada Ambiental, que é parceira nesse projeto, mas estava faltando um PEV para as pessoas que ali circulam descartarem seus resíduos de forma correta”, fala Cristine Rescarolli, supervisora da agenda Cidades Sustentáveis, do Programa de Soluções Inovadoras da FAS.

Crédito: Samara Souza

“Assim, contribuímos para a conservação e prevenção de potenciais impactos ambientais e sociais decorrentes do descarte incorreto de plástico, papelão e outros materiais que podem ser reutilizados e reciclados na nossa cidade”, indica.

Coloridos com traços das culturas e da biodiversidade amazônicas, os PEVs são divididos em estações para reciclagem de vidro, plástico, metal e papel. Os materiais são destinados a coletivos de catadoras e catadores da região, que tem no aproveitamento dos resíduos uma fonte de renda.

“Nós vamos fazer a coleta desses materiais, levar para a cooperativa para que a gente possa estar gerando renda para os nossos companheiros. Todos os usuários da Marina do Davi têm esse PEV agora. Tragam os seus resíduos e depositem aí. Tem as cores e as sinalizações dizendo direitinho onde é para serem colocados”.

Valdirene Silva, catadora e diretora executiva da Eco Cooperativa

O projeto “Manaus Circular” conta com o apoio de Coca-Cola Brasil, Remada Ambiental e Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP).

As iniciativas da FAS em pesquisa, desenvolvimento e inovação também contam com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Casas Bahia e Unicoba, entre outras instituições parceiras.