2022, ano de expansão, desafios e fazimentos para a FAS. Confira o Relatório de Atividades - Blog Virgilio Viana

2022, ano de expansão, desafios e fazimentos para a FAS. Confira o Relatório de Atividades

2022, ano de expansão, desafios e fazimentos para a FAS. Confira o Relatório de Atividades
7 de junho de 2023 FAS AMAZÔNIA

No final do mês de maio, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou o Relatório de Atividades 2022. Produzidos e divulgados anualmente desde a origem da fundação, em 2008, os relatórios reafirmam o compromisso da FAS com a integridade e transparência nas relações administrativas e financeiras. Além disso, as publicações são um canal de comunicação com as pessoas que acompanham e ajudam a construir a história da FAS, entre beneficiários, parceiros e colaboradores.  

A edição de 2022 do relatório nos enche de orgulho, pois apresenta os destaques e avanços institucionais na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia e reflete o ano anterior de forma exemplar, em suas potências, dificuldades e realizações. Acesse e confira o Relatório de Atividades 2022 da FAS. 

O ano de 2022 será lembrado pela escalada de desmatamento e crimes ambientais na Amazônia. Consequentemente, o processo eleitoral no Brasil pôs a Amazônia em evidência negativa como jamais visto. A eleição presidencial apontou, ao final, para um novo cenário na reversão do quadro de destruição e empobrecimento da região amazônica. 

Atenta a esse cenário, a FAS avançou em agendas socioambientais com grandes realizações. Cabe destacar que a FAS se tornou responsável pela implementação do Programa Guardiões da Floresta, uma reformulação do Programa Bolsa Floresta. Os benefícios foram reajustados e os investimentos vêm do orçamento do governo do Amazonas. Começamos o novo ciclo com senso de dever cumprido e responsabilidade reafirmada com esse arranjo institucional inédito. 

2022 também foi marcado pelo aguardado recuo da pandemia. De regresso às atividades presenciais, incorporamos também as modalidades de trabalho remota e híbrida em nosso cotidiano, de maneira customizada e com grande dinamismo adquirido. Ganhos que não apagam marcas do sofrimento pela perda de pessoas queridas na FAS e junto às famílias da nossa equipe e do nosso ecossistema institucional.  

Em 2022, nossa abordagem sistêmica foi reconhecida em nível internacional e nacional, a exemplo do prêmio que nos foi concedido como a Melhor ONG do Amazonas naquele ano. Ampliamos o número de beneficiários dos nossos programas para 59.088 pessoas com marcos socioeconômicos significativos. Nossos projetos de educação criam horizontes de oportunidade para jovens na Amazônia profunda. Na bioeconomia amazônica e no empreendedorismo, consolidamos a estruturação de cadeias produtivas e de serviços. 

Com novos programas e projetos estruturados, expandimos a atuação da FAS pela Amazônia. Fortalecemos nossa política de diversidade e gênero, abraçamos o desafio de ampliar nossa equipe mantendo a excelência de nosso desempenho e incidência institucionais e avançamos significativamente na transformação digital. Gestão e transparência foram fundamentais para vencermos editais públicos e captar apoios financeiros relevantes.  

Por fim, agradecemos àquelas pessoas que contribuíram com a FAS. Sem o engajamento dos 344 parceiros financiadores e institucionais e 43 conselheiros e conselheiras, não conseguiríamos resultados tão expressivos em contexto tão adverso. Isso nos dá força para seguirmos sonhando e trabalhando por uma Amazônia viva, com e para todas as pessoas. 

Virgilio Viana  
Benjamin Sicsú 

O presente artigo é uma adaptação do texto de apresentação do Relatório de Atividades 2022 da FAS.