Por uma educação sobre e para a Amazônia - Blog Virgilio Viana

Por uma educação sobre e para a Amazônia

Por uma educação sobre e para a Amazônia
19 de junho de 2023 FAS AMAZÔNIA

Com muita satisfação, recebi a notícia do lançamento do “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade”. A publicação é mais uma contribuição da FAS para uma educação amazônica pública e de qualidade. 

O caderno foi pensado e feito por profissionais da Amazônia que trabalham e vivem os contextos da Educação Ribeirinha. É para essas pessoas também que o material é dedicado: docentes, gestores e equipes de secretarias de educação de estados e municípios da região. 

A Amazônia, que é múltipla em identidades e expressões culturais, merece projetos de educação que reconheçam e valorizem essa diversidade. Que apresentem e discutam questões próprias de cada território, falem de bioeconomia, de arte e de história amazônicas.  

O “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura” é um guia com métodos e práticas para a construção e desenvolvimento de um plano de intervenção interdisciplinar que integre, no currículo escolar, as realidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia.  Assim, contribuímos com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que moram nessas comunidades pelo reconhecimento e valorização de seus saberes.  

Garantir educação pública e de qualidade para todas as pessoas é um desafio enfrentado em nível nacional, mas que é vivido com contundência particular na Amazônia profunda. De acordo com estudo da Amazônia 2030, nos últimos anos, a queda no número de matrículas na educação infantil foi maior, em média, nos estados da Amazônia Legal (1,8%) do que no restante do país (1,5%).  

Para combater o desânimo e as dificuldades de aprendizagem, entre outros fatores que podem levar à evasão escolar, é preciso utilizar também do lúdico e do divertimento. Resgatar a alegria no ato de aprender e de ensinar.  

Por isso, o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura” traz exemplos de jogos e brincadeiras típicas da Amazônia que podem exercitar valores, desde a coletividade até o senso de responsabilidade pelo outro e pelo meio ambiente. Com a adaptação de brincadeiras, como o pega-bandeira e o jogo do taco, é possível fazer uso de materiais reciclados ou vindos diretamente da natureza e demonstrar a sustentabilidade na prática. 

A publicação será distribuída em escolas localizadas em Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas nas quais, há mais de uma década, a FAS desenvolve projetos de educação. O material também está disponível de forma gratuita no site da FAS, para que outros profissionais de educação na Amazônia possam ter acesso e fazer uso do conteúdo. Convido todas as pessoas a conhecerem o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade” e divulgarem a publicação, por uma educação de qualidade sobre a Amazônia e para a Amazônia. 

Créditos de imagem: Samara Souza